sábado, 23 de fevereiro de 2008

O CD MORREU. SERÁ?

Envydust: UM
Na era do file-sharing, P2P, iPod, mp4player e tudo que os vendedores tradicionais de discos abominam mesmo sem conhecer direito, vender um cd de uma banda já é alguma coisa. Quando uma banda independente consegue vender 3 mil de seu disco de estréia, então, é bastante coisa.

E o Envydust é a grande coisa dos 3 mil discos. O primeiro cd da banda, "Quando estar vivo não basta", é considerado um dos fenômenos do mercado fonográfico independente do Brasil.
Ainda assim, nem os executivos mais deslumbrados da Travolta Discos podiam prever o que viria.
UM, novo disco do Envydust que só sai oficialmente dia 22 de março, já teve todo seu estoque de pré-venda comprado (100 cópias)(!) do site Ideal Shop, a loja independente virtual mais consolidada do Brasil (!!). E em insignificantes 72 horas (!!!), o que levou o revendedor oficial a cancelar temporariamente a pré-venda pelo site. Cardíacos, tenham calma: a situação já foi normalizada.
Quem são esses?
Remando contra a maré, o Envydust comete em UM um disco conceitual com uma proposta ousada, arrebatadora, que ninguém vai entender nos oito primeiros meses e, acima de tudo, supimpa.
UM traz três histórias, cada uma dividida em quatro partes, aqui chamadas de músicas, entrecortadas por dois interlúdios. Parece mais uma aula de matemática que um disco, mas funciona que é uma maravilha se você tiver os neurônios certos ligados.
Uma experiência densa e complexa para ser ouvida, desvendada e degustada. Levando a calmaria a lugares ainda mais brandos e a violência a um plano ainda mais caótico.
São 14 faixas, 1 hora de música e uma arte incrível que recheia as 28 páginas do encarte, totalmente colorido, e dentro de uma embalagem digipack luxo. O senso-comum do pão-durismo se ouriçaria: caro pra burro essa parada, hein?
Errado. Na pré-venda você leva tudo isso por apenas R$5 (CINCO REAIS), graças a um acordo entre Travolta Discos, Ideal Shop e banda com o objetivo de não ganhar dinheiro e deixar o disco acessível no sentido financeiro da palavra, posto que, desta vez, não é apenas a música que está sendo vendida e sim, uma nova experiência.
E encerrem todas as buscas pelo disco do ano. Já temos UM campeão.

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